Busca      Seleção de Idioma 
     


Cursilho Nacional de Senhores
BRASIL | MEMBROS | NOTÍCIAS
O tema do cursilho este ano foi "Gnosis, Escola de Mistérios".

Participantes do cursilho
Participantes do cursilho

Nos dias 19, 20 e 21 de agosto, foi realizado em Brasília, o Cursilho Nacional de Senhores do Regnum Christi. O tema do cursilho este ano foi "Gnosis, Escola de Mistérios".
 
"A palavra gnosis é originada do grego e possui o significado de conhecimento. Esse conhecimento direto, sobre o divino, alcançado pela busca e experiência pessoal, por si só já é considerado suficiente para a própria salvação. A gnosis é uma filosofia que busca não apenas a iluminação, mas também a compreensão e o equilíbrio que regem, muitas vezes por meio de simbologias, o ser material e espiritual. Assim sendo, a gnosis poderá ser encontrada não apenas no meio espiritual, mas também na cultura, arte, ciência e política. Mas será que, por trás desta ilusão de busca pela verdade do ser supremo, a gnosis é tão inofensiva assim para nossas almas? Se tu buscas a verdade, a verdade é que a gnosis é extremamente nociva para a nossa alma. Por trás de sua dualidade e ilusão estão escondidos os verdadeiros propósitos: o afastar-se da Verdade. A verdade está em Cristo, o Filho de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos. Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas e, para a nossa salvação, se fez Carne. O Verbo se fez Carne. Esta é a verdade: o Verbo se fez carne. A verdade encontra-se numa igreja, a própria igreja de Cristo, a Igreja Católica Apostólica Romana. É esta igreja que nos ensina o verdadeiro conhecimento para nossas almas e que nos leva para o caminho da verdade (que é Cristo). É com pesar que reflito que num mundo tão secularizado e que busca pela verdade, muitos de nós abandonamos a Santa Igreja e assim abandonamos a Verdade, para abraçarmos por meio de tantas filosofias gnósticas a verdadeira mentira."
 
Vinícius Andrade participou pela primeira vez de um cursilho nacional de senhores. Ele foi membro da Seção de Jovens de Brasília até o final do ano passado, pois casou logo no começo deste ano. Vinícius comentou: "esse foi meu primeiro cursilho com os senhores. Achei muito bom e muito diferente. Realmente, a metodologia do Movimento, dividindo por seções, facilita e aprofunda ainda mais nossa experiência com Cristo. As palestras foram ótimas e o tema muito interessante e pertinente para os dias atuais. Foi muito útil também para minha integração com o restante da seção, por ser um membro novo."
 
No cursilho sobre gnosis, disse Elvis Seiti, "recebemos uma formação que nos ajuda a perceber como estamos expostos aos perigos de diversas heresias. Todas maquiadas, de bela e inocente aparência, mas profundamente contrárias a fé cristã. Entre muitos pontos, a política, a TV e o cinema foram examinados e facilmente se observou a contaminação pelas teorias gnósticas. Dá muito orgulho ser Regnum Christi e crescer na fé em família com iniciativas tão brilhantes."
 
Agradecimentos especiais, pelo envio de informações para elaboração desta matéria, a Fabrício Perfeito.



DATA DE PUBLICAÇÃO: 2016-11-01


 
 


 



Sigam-nos em:   
Patrocinada pela congregação dos Legionarios de Cristo e pelo movimento Regnum Christi , Copyright 2011, Legión de Cristo. Todos os direitos reservados.

Deseja adicionar Cursilho Nacional de Senhores aos seus favoritos?
Sim   -    Não