Busca      Seleção de Idioma 
     


Um tesouro escondido
BRASIL | ARTIGOS DE OPINIÃO
"O tesouro do nosso carisma é um dom gratuito de Deus"

tesouro escondido
Tesouro Escondido

De vez em quando, a gente lê o evangelho como se fosse um conto de fadas, ou simplesmente um livro com histórias bonitas. Esquecemos que a “palavra de Deus é viva e eficaz” (Hb 4, 12). Um homem que deixou tudo para comprar um campo no qual o objeto de sua busca estava escondido: uma pérola (Mt 13, 45-46). O que nunca nos perguntamos é o que ela significa.

Faz alguns dias, vivi uma experiência semelhante à narrada por Jesus. Estava lendo o documento 5 para a reflexão e renovação dos Estatutos dos membros de 1º e 2º graus do Regnum Christi. A parte que mencionava alguns elementos fundamentais do nosso carisma me impactou de modo especial. O Espírito Santo então me conduziu à seguinte reflexão: eu nunca disse a mim mesmo que tinha de tratar Cristo como meu melhor amigo ou ser militante no meu apostolado, pois se eu não tivesse os requisitos do carisma, eu não teria vocação à Legião de Cristo. Em outras palavras, não tenho que fazer um esforço para criar em mim as características de um carisma, como se fosse uma coisa forjada por mãos humanas ou umas virtudes conquistadas por mim. Todas essas pedras preciosas já estavam no meu terreno... não fui eu que as pus aí. Só as encontrei.

O Espírito iluminou minha alma e meu entendimento de tal maneira como essa verdade que pareceu-me estar pela primeria vez cavando a terra do meu coração, sem esperar nada da vida, quando de repente, encontrei um tesouro: meu carisma.

Seria injusto dizer que eu mereço esse tesouro. Foi tudo por “acaso”. Não é como a semente das linhas anteriores do mesmo capítulo de Mateus. Ainda sendo plantada pelo Senhor, ela deve ser cuidada pelo agricultor, o qual somos nós. Porém, a parábola na qual estamos ponderando contém uma nuance especial. A pérola aparece no meu campo inesperadamente!

Imagina que um dia você volta do trabalho ou da universidade e encontra dentro da sua casa um baú de madeira velha e metal enferrujado na parte externa. Dentro, no entanto, há rubis e diamantes que superam os preços conhecidos pelos joalheiros! Qual seria a reação mais natural de qualquer pessoa? Não seria, por acaso, perguntar-se: “quem colocou isso aqui?”

O tesouro do nosso carisma é um dom gratuito de Deus! Não é mérito nosso. É fruto da infinita misericórdia do Senhor, que nos ama. A única coisa que eu tenho de fazer é deixar me supreender, não me acostumar com sua beleza extraordinária; não me esquecer que é um presente de um Pai que me ama tanto, que permitiu a morte do seu filho para me salvar.

 Como não vender tudo para comprar esse campo, onde se esconde a pedra mais preciosa do universo: minha felicidade plena e a glória do meu Senhor, Amigo e Rei? 

Autor: Ir. João Paulo Garcia, LC



DATA DE PUBLICAÇÃO: 2015-12-04


 
 


 



Sigam-nos em:   
Patrocinada pela congregação dos Legionarios de Cristo e pelo movimento Regnum Christi , Copyright 2011, Legión de Cristo. Todos os direitos reservados.

Deseja adicionar Um tesouro escondido aos seus favoritos?
Sim   -    Não