Busca      Seleção de Idioma 
     

Ir e pregar (Artigo)
Dom Brian Farrell, LC ordena 20 diáconos legionários de Cristo em Roma (Artigo)
15º aniversário do Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil (Artigo)
Novena ao Espírito Santo (Artigo)

Cardeal Franc Rodé: «Ser cristão é um dom»
BRASIL | ATUALIDADE | NOTÍCIAS
Homilia do Cardeal no Encontro de Juventude e Familia de Brasil, 14 de dezembro de 2008.

Card. Franc Rodé
«Queridos membros do Movimento Regnum Christi, sejam sempre homens e mulheres alegres que transmitam a Cristo, alegria verdadeira de cada ser humano».

Brasília, 14 de dezembro de 2008. O Prefeito da Congregação vaticana para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, presidiu a missa de encerramento do IV Encontro brasileiro de Juventude e Família realizado em Brasília, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro. Na sua homilia na missa de encerramento do evento, promovido pelo Movimento Regnum Christi e pelos Legionários de Cristo, o cardeal Franc Rodé esclareceu a mais de 2 mil pessoas presentes na celebração que “ser cristão não é uma carga, mas um dom, pois Deus Pai nos abençoou em Jesus Cristo seu Filho, Salvador do mundo”.

*****

Estimado Pe. Álvaro, estimados irmãos sacerdotes, queridos membros do Movimento Regnum Christi, irmãos todos no Senhor:

Estamos concluindo este encontro de Juventude e Família com a celebração da Eucaristia, que hoje nos transmite uma mensagem de alegria. A liturgia é um convite constante a estar alegres. Nas leituras, Isaias, a Santíssima Virgem Maria, São Paulo e São João Batista se complementam para explicar-nos o profundo sentido da alegria cristã, cada um com seus próprios matizes.

Na primeira leitura, Isaias apresenta a alegria do anuncio da Boa nova, que ainda não se realizava, mas era tão segura que já se percebia como presente. A alegria de Isaias é uma alegria que nasce da esperança. É a alegria que se apóia na certeza de que o consolo de Deus para os que sofrem está muito próximo. Isaias anuncia a salvação de Deus, a justiça de Deus, a felicidade que vem do Senhor que salva o ser humano, a cada um, em todas as nações da Terra.

No salmo responsorial, acompanhamos à Santíssima Virgem no canto do Magnificat, sua oração de ação de graças. Rezamos com Ela que apresenta a alegria de quem sabe com plena certeza que Deus é o seu Salvador e que o Onipotente pousou sobre ela seu amoroso olhar, vendo a sua humildade. É a alegria da mulher eleita de Deus que anuncia a misericórdia do Senhor para todos os homens e mulheres, de todos os tempos, de todos os confins. A alegria de Maria é também a alegria
Jornal de Brasília
O “Jornal de Brasília”, em sua edição do 15 de setembro, publicou em sua primeira página a notícia sobre o “IV Encontro de Juventude e Família”, destacando a Missa de Encerramento do Encontro.
da gratidão pela eleição de Deus.

Na segunda leitura, São Paulo se alegra com a fidelidade de Deus. É a alegria de quem se sabe seguro e em paz com a certeza de que Deus age a favor dele, pela sua santificação. É a alegria de quem sabe que nada nem ninguém pode separar-lhe deste amor de Deus expressado em Cristo . São Paulo nos convida à alegria da certeza que se experimenta vivendo na fé do Filho de Deus que nos amou e se entregou a si mesmo por nós humilhando-se por amor até a morte de cruz . A alegria de Paulo se nutre da certeza absoluta na ressurreição de Cristo sem a qual nada tem sentido . Aos homens de hoje Paulo nos oferece uma alegria baseada na convicção de que, em todas as coisas, Deus intervém para o bem dos que o amam; na certeza de saber-nos chamados, justificados e glorificados; e na força de saber que tudo podemos alcançar em Deus .  “Se Deus está conosco quem contra nós?” .

No Evangelho aparece outro mensageiro da alegria: João Batista, que representa a alegria de quem se sabe testemunho da luz. Ele é o precursor de Cristo, que nos convida a viver a alegria de aceitar em nossa vida o Senhor, a fazer a experiência de Cristo, a fazer que Ele cresça em nós; e também a viver em plenitude o grande presente do Batismo, que já não é só com água, mas com a graça, verdadeira participação na vida de Deus .

Eles: Isaias, a Santíssima Virgem Maria, São Paulo e São João Batista são os mensageiros da alegria, mas a alegria verdadeira é Cristo. Só Ele, que agora se fará presente na Eucaristia, é a alegria que não se acaba. A alegria cristã é Cristo. N’Ele se cumprem todas as nossas esperanças, n’Ele está nossa salvação. Por isso, nossa alegria é uma alegria que começa já neste mundo, mas que será completa só quando possuamos a Cristo sem obstáculos, em um amor perfeito e eterno.

Nossa alegria, já desde agora, “se baseia no amor do Pai, na participação no mistério pascoal de Jesus Cristo quem, pelo Espírito Santo, nos faz passar da morte à vida, da tristeza à alegria, do absurdo ao profundo sentido da existência, do desânimo à esperança que não defrauda. Esta alegria não é um sentimento artificialmente provocado nem um estado de ânimo passageiro. O amor do Pai nos foi revelado em Cristo que nos convidou a entrar no seu reino. Ele nos ensinou a orar dizendo Abba, Pai . Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é um encargo que o Senhor, ao chamar-nos e eleger-nos, nos confiou” .

Por isso, hoje, nesta liturgia, neste encontro com Cristo, experimentamos a alegria de ser discípulos do Senhor e de ter sido enviados ao mundo com o tesouro do Evangelho. Vivemos a experiência de que ser cristão não é uma carga, mas um dom, pois Deus Pai nos abençoou em Jesus Cristo seu Filho, Salvador do mundo. Desejamos vivamente que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à borda do caminho, pedindo esmola e compaixão . A alegria do discípulo é antídoto diante de um mundo atemorizado pelo futuro e angustiado pela violência e pelo ódio. A alegria do discípulo não é um sentimento de bem-estar egoísta mas uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus. Conhecer a Jesus é o melhor presente que po-de receber qualquer pessoa; o fato de tê-lo encontrado é o melhor que nos poderia ter acontecido na vida, e dá-lo a conhecer com nossa palavra e nossas obras é a nossa maior alegria .

No mundo, nas dificuldades e nos problemas da vida, nos momentos de dor, os cristãos conservamos sempre esta profunda alegria, esta paz interior que dá a união íntima com Deus, com o seu amor. Nessa relação profunda com o Senhor encontramos sossego na confusão, consolo na dor, força para viver nossos compromissos e motivação para avançar no caminho da santidade. O amor de Deus, descoberto na oração, fortalecido e alimentado pelos sacramentos, vivido na caridade, é o manancial da nossa alegria interior.

Assim, a evangelização e o apostolado se convertem em uma alegria compartida. “Conservemos, pois, o fervor espiritual. Conservemos a doce e confortadora alegria de evangelizar, inclusive quando temos que semear entre lágrimas. Façamos -como João Batista, como Pedro e Paulo, como os outros Apóstolos, como essa multidão de admiráveis evangelizadores que se  sucederam ao largo da história da Igreja- com um ímpeto interior que nada nem ninguém era capaz de extinguir. Que essa seja a maior alegria de nossas vidas entregues. E tomara que o mundo atual -que busca às vezes com angustia, às vezes com esperança- possa receber assim a Boa nova, não através de evangelizadores tristes e desanimados, impacientes ou ansiosos, mas através de ministros do Evangelho, cuja vida irradia o fervor dos que receberam, antes tudo em si mesmos, a alegria de Cristo, e aceitam consagrar a sua vida ao serviço de anunciar o reino de Deus e de implantar a Igreja no mundo” .

Queridos membros do Movimento Regnum Christi, sejam sempre homens e mulheres alegres que transmitam a Cristo, alegria verdadeira de cada ser humano. Que nada nem ninguém os tire essa alegria, que nada nem ninguém os afaste do seu ideal. Para isso, hoje, com a voz de Paulo os exorto a orar constantemente para fortalecer essa união interior com Deus, a dar graças pelos dons que vocês têm recebido: pelo seu carisma do amor, pelo seu ímpeto apostólico, pela sua fidelidade ao Papa e à Igreja, pela sua fé e pela sua esperança. Cultivem e vivam seu carisma para não extinguir o Espírito. Cresçam para que possam anunciar e estender com maior alcance o Reino de Cristo neste mundo. Examinem tudo, fiquem com o bom e abstenham-se de todo mal buscando sempre a santidade. Que o Deus da paz os santifique plenamente, e que todo seu ser, espírito, alma e corpo, se conserve sem mancha até a Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que os chama e é Ele quem o fará. Também os peço, como Paulo, que orem por nós. Rezem pela Igreja cada dia. Sei que sempre, depois de receber a comunhão, vocês rezam pelo Santo Padre. Não deixem esse costume. Rezem pelo Papa, rezem pelos que colaboramos com ele. A oração de vocês edifica a Igreja e alcança de Deus que o Espírito da verdade seja recebido por muitos irmãos nossos que não o vêm nem o co-nhecem .

Permaneçam sempre perto da Santíssima Virgem. Ela, que se apareceu a Juan Diego, se apresentou como a fonte de sua alegria: “Não estou eu aqui que sou tua mãe?, não estás sob a minha sombra e resguardo?, não sou eu a fonte de tua alegria?, não estás sob meu manto, nos meus braços?” . Vivam cada dia em uma íntima união com Ela de modo que possam escutar estas mesmas palavras no interior do seu coração. Que Ela seja a fonte de sua alegria e o caminho certo até o Pai.

Agora, prossigamos com alegria esta missa numa ação de graças por todos os dons que temos recebido de Deus ao largo deste encontro.

Assim seja.


DATA DE PUBLICAÇÃO: 2008-12-14


 
 


 



Sigam-nos em:   
Patrocinada pela congregação dos Legionarios de Cristo e pelo movimento Regnum Christi , Copyright 2011, Legión de Cristo. Todos os direitos reservados.

Deseja adicionar Cardeal Franc Rodé: «Ser cristão é um dom» aos seus favoritos?
Sim   -    Não