Busca      Seleção de Idioma 
     

Confiar na misericórdia de Deus. (Artigo)
Estar com Maria ante as cruzes do homem de hoje (Artigo)


Vida espiritual

El Movimiento Regnum Christi ofrece a sus miembros unas pautas para una espiritualidad basada en el Evangelio como un ideal de vida cristiana. El camino espiritual que siguen los miembros del Regnum Christi consiste principalmente en conocer, amar, imitar y anunciar a Cristo. Este es el camino y estos son los objetivos.

A continuación, ofrecemos algunos recursos que pueden ayudar a nutrir la vida espiritual de los miembros del Movimiento y de cualquier cristiano.


Meditación del día

Qual é o teu tesouro?
MÉXICO | VIDA ESPIRITUAL | ESPIRITUALIDADE

Do santo Evangelho segundo São Mateus 6, 19-23

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração. O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado. Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!

Oração introdutória

Meu Deus, suplico-te humildemente que esta oração me ajude a me desprender de mim mesmo, a desapegar-me de todo material, a considerar tudo como lixo e perda com tal de ganhar a Ti. Dá-me um coração pobre e livre do egoísmo para que possa reinar em mim.

Petição

Jesus, concede-me a graça de ser generoso na doação de meu tempo e no serviço desinteressado a Igreja.

Meditação

“Ele era uma pessoa que desde a sua juventude observava fielmente todos os mandamentos da Lei de Deus, mas ainda não tinha encontrado a verdadeira felicidade; e por isso pergunta a Jesus como fazer para ´ter em herança a vida eterna´ (v. 17). Por um lado ele sente-se atraído, como todos, pela plenitude da vida; por outro, estando habituado a contar com as suas riquezas, pensa que também a vida eterna se possa de alguma forma ´comprar´, talvez cumprindo um mandamento especial. Jesus capta o desejo profundo que há naquela pessoa, e — escreve o evangelista — fixa nele um olhar cheio de amor: o olhar de Deus (cf. v. 21). Mas Jesus compreende também qual é o ponto frágil daquele homem: precisamente o seu apego aos muitos bens que possui; e por isso propõe-lhe que dê tudo aos pobres, de modo que o seu tesouro — e por conseguinte o seu coração — já não esteja na terra, mas no céu, e acrescenta: ´Vem e segue-Me!´ (v. 22). Mas aquele homem, em vez de aceitar com alegria o convite de Jesus, vai-se embora entristecido (cf. v. 23), porque não consegue desapegar-se das suas riquezas, que nunca lhe poderão dar a felicidade e a vida eterna” (Bento XVI, Angelus, 14 de outubro de 2012).

Reflexão apostólica

“A pobreza cristã compreende uma visão eminentemente positiva das criaturas: não as menospreza, mas reconhece o seu verdadeiro valor como meios que Deus coloca à disposição do homem, para alcançar os objetivos essenciais da vida e suavizar sua passagem pelo mundo rumo à eternidade, e como talentos que é preciso fazer frutificar” (Manual do membro do Movimento Regnum Christi, n. 196).

Diálogo com Cristo

O melhor é que esse diálogo seja espontâneo, de coração a coração.

Obrigado Senhor, pela mensagem clara de teu Evangelho. Obrigado por me mostrar a viver considerando sempre a eternidade. Obrigado por ser o único tesouro que por si só pode satisfazer todos os anseios do meu coração. Permita que meu testemunho de vida sirva para edificar a minha própria família neste sentido.

Propósito

Renunciar um momento de distanciamento pessoal para dedica-lo a uma obra de misericórdia.

“Vive tua vida sempre com grande esperança. Tens tesouros que conheces, contudo esqueces de olhar, de apreciar e de colocar em ação” (Cristo ao centro, n. 506).

  

É possível viver sem preocupações. 22/06/2013

Do santo Evangelho segundo São Mateus 6, 24-34

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza. Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.

Oração introdutória

Senhor, venha o teu Reino! Tu és o desejo mais profundo do meu coração. Neste momento de oração quero te encontrar e agradar. Ofereço-te tudo o que sou e tudo que tenho. Concede-me abandonar-me com espirito filial em tua providência que cuida de minhas menores necessidades.

Petição

Meu Deus, ajuda-me a confiar sempre em tudo o que aconteça em minha vida, coopera ao bem, se vivo no amor a Ti e aos demais.

Meditação

“Mas todos os dias nos confrontamos também com tantas dificuldades e no coração existem preocupações em relação ao futuro, a ponto de que nos podemos perguntar se a alegria plena e duradoura pela qual aspiramos não seja talvez uma ilusão e uma fuga da realidade. São muitos os jovens que se questionam: é deveras possível a alegria plena nos dias de hoje? E esta busca percorre vários caminhos, alguns dos quais se revelam errados, ou pelo menos perigosos. Mas como distinguir as alegrias deveras duradouras dos prazeres imediatos e enganadores? De que modo encontrar alegria na vida, aquela que dura e nunca nos abandona até nos momentos difíceis? Deus é a fonte da alegria verdadeira. Na realidade as alegrias autênticas, as que são pequenas do dia a dia ou as grandes da vida, todas têm origem em Deus, mesmo se à primeira vista não vem ao de cima, porque Deus é comunhão de amor eterno, é alegria infinita que não permanece fechada em si mesma, mas que se expande naqueles que Ele ama e que o amam” (Bento XVI, Mensagem para a XXVII Jornada Mundial da Juventude 2012).

Reflexão apostólica

“É preciso, portanto, rejeitar a excessiva confiança no que é passageiro ou na desmedida preocupação por fazer provisão de recursos materiais, com a certeza de que não poderá faltar ao homem o auxílio de Deus em suas verdadeiras necessidades” (Manual do membro do Movimento Regnum Christi, n. 201).

Diálogo com Cristo

O melhor é que esse diálogo seja espontâneo, de coração a coração.

Senhor, minhas preocupações e inquietudes sobre as necessidades materiais da vida cotidiana me fazem perder de vista o que é verdadeiramente importante: aspirar à santidade para estabelecer o reino de Cristo em minha própria vida, e na de quem me cerca. Por isso te peço que o fogo do teu amor me leve a sentir a urgência de minha missão, e que todos meus temores e ansiedades, se desvaneçam ao viver abandonado a tua Providência, buscado acima de tudo o teu Reino.

Propósito

Diante das dificuldades deste dia recitar o salmo: O Senhor é meu pastor, nada me falta.

“Quiséssemos ver com claridade e ter a certeza do caminho que temos que seguir. Mas Deus se vale de muitas circunstâncias, pequenas e providenciais, para irmos descobrindo sua vontade e seu plano para nós” (Cristo ao centro, n. 2231).


La meditación del día es un servicio que ofrece el Regnum Christi de manera gratuita a sus sucriptores por correo electrónico. Si le interesa recibir la meditación del día u otros servicios, puede suscribirse en el siguiente enlace.

Si le interesa mandar una suscripción de regalo a otra persona, puede llenar la siguiente forma.

DATA DE PUBLICAÇÃO: 2013-06-21


 
 


 



Sigam-nos em:   
Patrocinada pela congregação dos Legionarios de Cristo e pelo movimento Regnum Christi , Copyright 2011, Legión de Cristo. Todos os direitos reservados.

Deseja adicionar Qual é o teu tesouro? aos seus favoritos?
Sim   -    Não